top of page

Não precisamos entender o agir de Deus. Basta confiar!

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. - Romanos 8 : 28


Alguns dias atrás eu estava indo trabalhar, e enquanto caminhava com minha filha para deixa-la aos cuidados da irmã que fica com ela diariamente, eu pensei: "Estamos em cima da hora. É hoje que chego atrasada". Não havia muito o que fazer, então, segui o cronograma de sempre, a deixei na casa da irmã e atravessei a avenida para esperar o ônibus que me leva ao trabalho. Para minha surpresa, o ônibus não demorou, mas para a minha infelicidade, assim que entrei, o motorista deu saída bem devagar e avisou que aquele veiculo estava quebrado e que ele seguiria o caminho de forma lenta afim de esperar o motorista que vinha alguns minutos atrás dele. Nesse momento eu pensei até em descer e esperar o próximo, mas sem pensar direito decidi permanecer e pagar a passagem.

Pois bem, paguei a passagem e sentei. Por 2 minutos o motorista dirigiu tão devagar que certamente, qualquer pessoa caminhando conseguiria acompanhar o ônibus.

A cada segundo eu estava mais tensa, pensando no atraso que era inevitável. O percurso que essa linha faz já demora mais ou menos 20 minutos, e como se isso não fosse o suficiente para me atrasar, hoje, o ônibus veio quebrado.

Eu tensa, já estressada, pensei: Ótimo! agora ele vai lá para baixo, dar uma volta enorme e bem devagar pra atrasar tudo de uma vez por todas. Foi nesse momento, que para minha surpresa, o motorista acelerou como se tudo tivesse sido resolvido com uma mágica. Ele acelerou e mudou o roteiro, não fez o arrodeio de costume. O motorista simplesmente pegou o primeiro ponto de retorno e seguiu como quem estava dirigindo exclusivamente para me levar ao trabalho. Eu fiquei sem entender, mas em seguida, pelo que o ouvi falar ao telefone, percebi que, ele havia evitado o trajeto comum por medo do carro quebrar antes de o "socorro" chegar e antes dele chegar ao bairro vizinho, que é o destino da maioria dos passageiros, e inclusive, era meu destino.

Ao perceber isso, fiquei tão feliz que resolvi comentar com a senhora ao meu lado "Hoje eu pensei que ia chegar atrasada. Quando vi o ônibus quebrado tive certeza que chegaria mais atrasada ainda, mas agora que o motorista desviou o caminho, irei chegar mais cedo do que se tivesse pego o ônibus sem defeito. É, Deus sempre dá um jeito em tudo". A mulher ao lado, simplesmente respondeu que também iria chegar atrasada, pois havia esquecido um objeto na casa da patroa e precisou voltar, para de lá, seguir para outro serviço, mas que agora, graças a Deus e a um ônibus quebrado ela chegaria mais cedo. Nós sorrimos e demos gracas ao nosso Deus maravilhoso.

Mas e outros passageiros? será que nenhum deles iria descer no lugar em que o motorista deixou de passar? NÃO! Incrivelmente, apenas um deles iria descer naquele lugar e por iniciativa própria se ofereceu para descer ali onde o motorista decidiu dar a volta. Certamente, todos ali, ficaram aliviados, pois é comum os passageiros reclamarem de precisar passar por um caminho tão longo para chegar ao bairro vizinho.

Esse foi um dia em que Deus mostrou que não precisamos entender o que Ele faz, e sim, confiar nEle apesar de tudo.

Por meio de um ônibus com defeito, Deus ajudou a mim e àquela senhora a não chegar atrasada no trabalho, e ainda deu mais agilidade aos demais passageiros. Ninguém podia prever que algo ruim, no final, ajudaria a todos, mas ajudou.

Como dizia minha avó "Há males que vem para o bem", e mais que isso, como diz a palavra do Senhor em Romanos 8: 28 "... todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus..."

Muitas vezes, o agir de Deus é incompreensível, por mais que paremos para pensar não conseguimos entender, e o mais difícil: Nem sempre as coisas são solucionadas de uma forma rápida e clara que nos faça entender os motivos de Deus ter permitido certas situações, mas, independente do que aconteça, precisamos somente confiar no Senhor.








8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page