top of page

Antes e depois

"Por que as coisas não dão certo para mim?" Esta é uma pergunta que muitas fazem, quase que diariamente, ou pelo menos, quando algo dá errado. Lembro de sempre me perguntar o motivo de tal coisa não ter dado certo, perguntava a mim e ao Senhor também, eu queria saber quais atitudes minhas teriam me deixado naquela situação, e aí começava a pergunta sem resposta, "O que eu fiz?" "Por que isso aconteceu se estava tudo indo tão bem?" "O que eu fiz para isto acontecer?" Passavam dias, meses, anos e eu continuava sem resposta. Eu analisava tudo que havia feito em determinada situação, e algumas vezes encontrava pequenas coisas que poderiam ter acarretado naquilo, mas na maioria das vezes, simplesmente não parecia ser culpa minha. A primeira vez que lembro de ter feito esse questionamento foi quando tinha entre 17 e 18 anos, e a última vez foi o ano passado (2020). Não que eu tenha encontrado a resposta para tal questionamento o ano passado, mas já estava cansada de ficar questionando algo durante tantos anos e não ter uma resposta plausível. Parece que quando parei de me fazer esta perguntas, as coisas até melhoraram, um pouco,mas melhorou sim. Toda via, esta ainda era uma questão sem resposta.

A solução desse enigma veio em 2021, janeiro de 2021. Eu estava em uma situação que exigia mudança, mas não sabia o que mudar, aliás, sabia, mas sempre deixava para depois. Em janeiro de 2021, tomei a atitude que mudou minha vida, e mesmo sem imaginar, encontrei a tão sonhada resposta sobre o porque as coisas de repente desandavam em minha vida. Você deve estar se perguntado que atitude foi essa, eu vou te contar, e espero que minha experiência te ajude.

Em janeiro, coloquei como meta voltar ao caminho de Deus, não que eu estivesse "perdida no mundo", mas queria voltar a ter o compromisso diário com o Senhor, foi aí que comecei a ler a Bíblia e orar diariamente, jejuar. ir à igreja, e sempre entregar todos meus planos nas mãos de Deus. Eu sempre orei, claro! sempre busquei a Deus, mas confesso, que na maioria das vezes que eu orei foi para pedir algo urgentemente, e tinha que ser do jeito que eu queria, se desse errado eu não colocava a culpa em Deus, mas ficava aborrecida demais por não ter sido atendida, e devo admitir que eram raras as vezes em que orava, e a Bíblia então, eu só lia àqueles versículos que as pessoas costumam compartilhar nas redes sociais.

Fiz um planejamento pessoal com Deus, criei uma meta, e desde então, tudo que acontece, tudo que necessito coloco nas mãos do Senhor. Será que eu nunca havia feito isto antes? Havia sim! mas tinha sido de qualquer jeito, sem compromisso algum e com o único desejo ser recompensada pelo que fizesse. O planejamento foi feito antes de voltar a frequentar a igreja, não tive orientação de pastou ou outro líder espiritual para fazer, mas os anos que frequentei em outras igrejas, eram suficientes para que soubesse o que eu precisava fazer para renovar meu compromisso com o criador. Não vou detalhar meu planejamento aqui por ser algo extramente pessoal e por não querer que você faça exatamente como fiz. CRIE O SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO! Peça direção ao Senhor, ou se achar melhor procure aconselhamento na igreja que frequenta ou com amigas mais experientes.

O que posso dizer é que o meu planejamento contém as coisas que eu jamais deveria ter deixado de fazer. São elas: Leitura da palavra diariamente, oração diária, ser sempre grata por tudo, jejum, e frequência na igreja. Há quem diga que não precisa ir aos cultos, ou missas, para ter fé em Deus, e eu concordaria com isto até pouco tempo, mas certo dia, na igreja ouvi uma comparação que faz total sentido, "Quando iniciamos a caminhada com Deus e deixamos de ir à igreja, somos como palitos de fósforo e logo a chama se apaga, mas quando estamos firmes junto com outros irmãos da fé, somos como vários palitos de fósforo juntos, um acende a chama do outro".

Depois que dei início ao meu plano, o Senhor me ajudou a permanecer firme e aqui estou, firme e forte. As coisas que antes desandavam, começaram a dar certo, a cada dia as coisas melhoram, e quando dão errado tenho a certeza de que Deus está preparando algo ainda melhor.

E agora está ainda mais claro, as coisas davam errado não pelo que eu fazia, e sim pelo que deixei de fazer. O que deixei de fazer? Por muito tempo deixei de colocar Deus a frente de tudo, sempre que orava era apenas para pedir algo urgente, era como se eu colocasse Deus em segundo plano, para ser usado apenas em casos de emergência. Quando inverti as coisas, e dei ao Senhor o lugar de dono de tudo, as coisas mudaram definitivamente. É claro que Deus sabe do que precisamos, antes que oremos ele já conhece nossas palavras, mas como todo pai, ele espera que nós confiemos nele e falemos nossas necessidades, assim como também espera que sejamos gratos e que deixemos ele agir conforme sua vontade, afinal, ela é sempre boa, perfeita e agradável.


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

Antes de clamarem,

eu responderei;

ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.


Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.




5 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page