top of page

Amizades


Tudo que é novo chama nossa atenção, e isso vale para novas amizades.

Você já parou para pensar como as amizades influenciam em nossas vidas? Amigos sempre irão influenciar a vida um do outro, às vezes de maneira positiva, e outras, de maneira negativa, é aí que precisamos ter discernimento, e decidir até onde vale a pena manter aquela amizade.

Diga-me com quem andas e eu te direi quem és.

Esta frase até parece bobagem quando somos imaturas e não queremos abrir mão de alguma amiga.

Por que nossas mães nos dizem isso? Será que toda amiga que tenho não é boa companhia? Calma! Vamos pensar um pouco, a maioria das amizades começa quando as pessoas envolvidas têm algo em comum, seja gostar do mesmo cantor, ou do mesmo tipo de livros, ou ainda ser da mesma igreja.

Se a pessoa tem coisas em comum comigo o que poderia ser um problema nessa amizade? Bom, ter coisas em comum não significa que aquela pessoa é uma boa influência para nós, afinal, ela pode ter alguns gostos parecido, mas ao mesmo tempo ter outros costumes inadequados.

Exemplo: Uma amiga da faculdade, ela é boa de conversa, inteligente, sempre disposta a ajudar nas atividades da faculdade e é super engraçada. Parece ótimo, não? Até então, isto é o que você conhece dela e tornam-se amigas, mais para frente você descobre que ela bebe, fuma, fala palavrões horríveis e costuma sair com uma turma "da pesada". É normal que vocês queiram estender a amizade para além da sala de aula, mas sabendo desses costumes não convenientes, o que você faria? Seus costumes são opostos e por sair com a tal amiga você conhecerá seus outros amigos, e logo irá se acostumar com os defeitos deles e até reproduzi-los. É nesse momento que entra o tal dito popular, se você anda com pessoas que bebem, fumam, usa drogas, ou até coisas piores,mesmo que você não o faça, levará a fama e será fortemente tentada a fazer tais coisas. Amizade ruins não são só aquelas que têm vícios em bebida ou drogas ilícitas, conviver demais com amigas que tenham vocabulário impróprio, que vivem a promiscuidade sexual, falta de modéstia ou são rebeldes com os familiares também pode influenciar seus hábitos negativamente. Ore por suas amigas, dê-lhes conselhos, seja gentil e compreensiva, mas se elas recusarem ajuda simplesmente entregue nas mãos de Deus e fique atenta para não copiar seus costumes. Não esqueça de olhar para si e refletir se você é ou não uma boa companhia. Faça o seguinte questionamento a si " Se eu fosse mãe de uma moça gostaria que minha filha tivesse amizade com alguém como eu? Meus padrões de vida são adequados ao que DEUS espera de mim? Posso ser exemplo para minhas irmãs/amigas?"

Será que no lugar de ser influenciada por uma má amizade eu não posso influencia-la a melhorar? Sim, pode, claro! Mas convenhamos que o mais fácil é que você passe para o lado contrário.

O caso citado é apenas um exemplo. Sabemos que certas amizades são muito piores que isso, e algumas vezes conhecemos a pessoa de um jeito e ela se transforma por influência de outros e você não tem como controlar o que ela faz, mas pode decidir conversar gentilmente e tentar ajuda-la ou simplesmente se afastar.

“Aquele que anda com homens sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído.” (Provérbios 13:20)

Essa é a aplicação Bíblica para o dito popular sobre o qual conversamos hoje.

Escolha sua amizades, e seja uma exemplo para elas. Lembre do que o criador espera de cada uma de nós.

Se for difícil discernir sobre qual amizade é correta ou não, comece responde a seguinte pergunta "Eu teria coragem de falar abertamente sobre os costumes de minhas amigas e sobre o que conversamos e fazemos ou teria vergonha?" Se você tem motivos para sentir vergonha é claro que há algo errado. Se não se considera forte o suficiente para aconselhar uma amiga peça direção a Deus e procure uma mulher mais experiente, pode ser sua mãe, sua irmã mais velha, outra amiga ou até uma líder da igreja.

Não se julgue melhor que a outra por ela estar em pecado por determinada atitude, lembre que cada uma tem seu ponto fraco. Sejam amigas! Ajudem-se! AJUDAR NÃO É PASSAR A MÃO NA CABEÇA E APLAUDIR OS ERROS DA OUTRA, mas sim, ser gentil e amorosa, ser boa ouvinte e saber guardar a conversa entre vocês.


Você tem muitas amigas?


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page